Agosto – Mês dos Eclipses

7 e 21 de Agosto

Este mês de Agosto vai ser rico em eclipses. Irão ocorrer dois, um lunar e um solar. Este tipo de eventos astronómicos despertam sempre grande interesse e curiosidade não só de astrónomos, mas também do público em geral.

O primeiro dos dois é já no próximo dia 7 de Agosto, segunda feira, e será um eclipse parcial da Lua. Este terá início perto das 17 horas e terminará por volta das 22 horas, mas em Portugal, e em particular em Espinho, só será visível a partir das 20:35, hora a que a Lua nasce nesse dia.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados de tal forma que a Lua atravessa a sombra da Terra. O que vemos da Terra é uma diminuição do brilho da Lua, dado que os eclipses da Lua ocorrem sempre na Lua cheia. Este fenómeno não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua em torno do nosso planeta e a da Terra em torno do Sol não estão perfeitamente alinhadas, caso contrário teríamos dois eclipses por mês, um solar e um lunar.

No dia 21 haverá um eclipse do Sol. Desta vez é a Lua que se coloca entre o Sol e a Terra. Será um eclipse total, cuja notoriedade advém de atravessar o continente norte americano de costa a costa, passando sob grandes cidades. Em Portugal será parcial e começará a ser visível um pouco antes do pôr do Sol.

Como esta é uma situação rara deve ser bem apreciada e, como tal, o Planetário de Espinho está a organizar uma sessão de observação do eclipse Lunar no dia 7 de Agosto pelas 20:15 na Alameda Maia-Benha. No dia 21 iremos observar o Eclipse do Sol, e estaremos novamente à beira mar, junto à praia da Baía, das 19:00 às 20:30.

Só precisa de trazer a sua curiosidade e boa disposição!

Junte a sua família e amigos e venha deslumbrar-se com este acontecimento!

1.8.2017