ASTROATIVIDADES

As Astroatividades são um conjunto de oficinas, dedicadas sobretudo à construção de modelos que exploram um tema astronómico.
O tema explorado tem relação direta com os temas abordados em algumas das sessões de planetário, sendo a realização de cada astroatividade devidamente acompanhada e supervisionada.
Todos os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos participantes.
Em seguida apresentam-se as diferentes astroatividades, bem como a sua adequação ao nível escolar.

Construiru-uma-constelacao

Criar uma constelação

 

O que é uma constelação? Propõe-se nesta atividade, criar uma constelação de uma forma entretida, usando um pequeno mapa de estrelas.
A partir deste mapa, vai-se construindo a constelação, através de pintura e colagem simples, até chegarmos à figura que a representa.

Temas abordados:

– As estrelas
– O céu
– As Constelações

Especialmente Recomendada: Pré-escolar
Recomendada: 1º Ciclo
Duração: 35m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Passear-pelo-Zodiaco

Passeio pelo Zodíaco

As estrelas estão agrupadas em constelações que parecem desenhar figuras que nos são familiares, como por exemplo um carneiro ou um touro. Nesta atividade vamos olhar com atenção para algumas dessas constelações, em particular para as constelações do Zodíaco. Vamos recriá-las, ver como se dispõe no céu e qual a sua relação com o movimento da Terra em volta do Sol.

Temas abordados:

– Céu e constelações
– O Sol e a Terra
– O movimento da Terra em torno do Sol
– As constelações do Zodíaco.

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo
Recomendada: Pré-escolar
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Construir-um-Sistema-Solar

Construir o Sistema Solar

O Sistema Solar, é um complexo sistema com várias componentes, onde os planetas e as suas luas, são os corpos mais notáveis.
Nesta atividade propomos a construção de um sistemas solar, onde cada aluno constrói o seu próprio corpo celeste. Durante a construção, discute-se com os alunos as principais características de cada corpo celeste. No final, e munidos dos diferentes corpos que cada aluno constrói cria-se um sistema solar devidamente ordenado.

Temas abordados:

– O Sol
– Os planetas e as suas luas Mapas de planetas
– O sistema solar

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo e 2º Ciclo
Recomendado: 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Peso-no-Sistema-Solar

O meu peso pelo Sistema Solar

O peso é a uma força originada pela interação de corpos com diferente massa. Os alunos estão habituados estão a medir o seu peso, que não é mais do que a sua iteração do seu próprio corpo com a Terra. Nesta atividade, e partindo do seu peso na Terra, os alunos vão explorar o conceito de peso, e compreender os diferentes factores que lhe estão associados. Para além do peso, vão verificar a sua idade pelo Sistema Solar e relacioná-lo com o movimento de translação dos diferentes planetas.

Temas abordados:
– Peso
– Massa
– Gravidade, dimensão e massa do planeta
– Período de translação

Especialmente Recomendada:3º Ciclo
Recomendada: 2º Ciclo e Secundário
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Perseu e Andromeda

Construir um Astrolábio

Esta atividade consiste na construção de um Astrolábio náutico equivalente aos usados pelos navegadores portugueses na altura das descobertas.
Pretende entender-se a forma como a latitude pode ser encontrada com recurso ao Sol.
Os alunos irão aprender a manusear o Astrolábio e com isso poder determinar a sua posição Norte-Sul, na superfície da Terra.

Temas abordados:
– Orientação pelo Sol
– Altitude e Azimute
– Latitude do lugar

Especialmente Recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Construir um espectrógrafo

Construir um espectrógrafo

A luz é um elemento essencial em vários áreas de estudo, nomeadamente na Astronomia.
As propriedades da luz emitida por um objecto permite-nos saber muito acerca deste.
Nesta atividade constrói-se um espectrógrafo com objectivo de observar as diferentes componentes cromáticas da luz, bem comonotar e compreender as diferenças de cor entre diversas fontes de luz.

Temas abordados:
– Luz
– Comprimento de onda
– Espectros contínuos e discretos
– Espectros e os elementos químicos

Especialmente Recomendada: 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.



4.1.2017