Pré Escolar

Actividades especialmente recomendadas para o ensino Pré Escolar.


Perseu e Andromeda

Planetário – Perseu e Andrómeda

Perseu e Andrómeda é uma sessão que nos fala de algumas das constelações do céu noturno ao mesmo tempo que nos conta de forma divertida uma versão da história da princesa Andrómeda, que, por castigo divino pela vaidade de sua mãe, é sacrificada a um monstro marinho e salva pelo herói Perseu.

Esta sessão inclui uma parte apresentada ao vivo, dedicada sobretudo às constelações e a alguns dos planetas do Sistema Solar, incluindo a nossa Lua.

Área disciplinar: Meio Físico e Astronomia
Especialmente recomendada: Pré-Escolar e 1º Ciclo
Duração: 40 m

Ver Detalhes

A vida nas Árvores

Planetário – A Vida das Árvores

A Vida das Árvores é uma entretida e educativa sessão de planetário que nos fala do fascinante mundo das árvores.
Mostra como elas conseguem vencer a gravidade para transportar água até ao topo das suas copas, como funciona a fotossíntese e de que forma é que as árvores contribuem para a diversidade da vida na Terra através da produção de oxigénio.
A história é apresentada por duas personagens muito peculiares: uma joaninha de nome Dolores e o seu melhor amigo, um pirilampo chamado Miguel.

Área disciplinar: Meio Físico e Ciências da Natureza
Especialmente recomendada: Pré-Escolar e 1º Ciclo
Recomendada: 2º Ciclo
Duração: 40 m

Ver Detalhes

Perseu e Andromeda

Astroatividade – Criar uma constelação

 

O que é uma constelação? Propõe-se nesta atividade, criar uma constelação de uma forma entretida, usando um pequeno mapa de estrelas.
A partir deste mapa, vai-se construindo a constelação, através de pintura e colagem simples, até chegarmos à figura que a representa.

Temas abordados:

– As estrelas
– O céu
– As Constelações

Especialmente Recomendada: Pré-escolar
Recomendada: 1º Ciclo
Duração: 35m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Observatorio

Sessões de Observação Astronómica

Observações Diurnas

Duração: 30 minutos.
Descrição: Esta ação permite a exploração do Sol, nomeadamente através da observação dos detalhes do seu disco com a ajuda de um telescópio óptico e um telescópio solar.

Observações Nocturnas

Duração: 30 minutos.

Descrição: Realizam-se logo após o pôr-do-sol, num horário a combinar entre a escola e o Centro Multimeios de Espinho. Observam-se objetos notáveis do céu, nomeadamente a Lua, os planetas, enxames de estrelas e nebulosas.

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário
Recomendada: Pré-escolar

Nota Importante: A realização desta actividade estará sujeita às naturais condições meteorológicas. Dimensão mínima do grupo é de 10 alunos, acompanhados pelo seu professor.

4.1.2017