Oficinas de Ciência

Nas oficinas de ciência pretende dar-se a descobrir onde esta se esconde através da observação e da experimentação. Recorrendo a materiais simples e de uso comum, exploram-se princípios básicos da Física e a sua aplicação tecnológica. Viaja-se pelo mundo da eletricidade e do magnetismo, da mecânica e da energia, mas também pelos fluidos, luz, cor, ilusões de ótica e som.

A metodologia seguida é a da exploração interativa de conceitos científicos com ligação ao quotidiano e à história da ciência, seguida da realização de uma atividade prática e/ou experimental.

É importante notar que todos os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos participantes.

DIVERSÃO ELÉTRICA

DIVERSÃO ELÉTRICA

 

A eletricidade proporciona iluminação e o funcionamento dos eletrodomésticos que utilizamos. No entanto, é uma fonte de energia misteriosa! A eletricidade que percorre os fios é chamada corrente elétrica. Vamos poder saber, de forma divertida, como ela funciona construindo a diversão elétrica.

Conteúdos: circuito elétrico aberto e fechado; condutor e isolador elétrico; corrente elétrica; energia elétrica.
Duração: 45 min
Área científica: Física (eletricidade)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

LEVITAÇÃO ELETROSTÁTICA

LEVITAÇÃO ELETROSTÁTICA

Através de experiências com cargas elétricas positivas e negativas, poderemos criar a levitação eletrostática de diversos objetos – como é isto possível? No final, cada participante leva para casa o kit de eletrostática que construiu, para surpreender e divertir os familiares e amigos.

Conteúdos: cargas elétricas; atração e repulsão eletrostática; natureza elétrica da matéria.
Duração: 45 min
Área científica: Física (eletrostática)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

CANHÃO DE AR

CANHÃO DE AR

Os vórtices são criados na natureza por tornados e furacões. Podem aparecer em torno das asas de um avião, nas banheiras de hidromassagem ou em explosões de foguetes. Construindo um canhão de ar, podem originar-se vórtices, apagar velas, assustar os amigos e desafiá-los para um jogo divertido.

Conteúdos: pressão; forças de pressão; força elástica; efeito de Bernoulli; vórtice.
Duração: 45 min
Área científica: Física (fluidos)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

DISCO FLUTUANTE

DISCO FLUTUANTE

Como se desloca um hovercraft? Será necessária alta tecnologia? Nesta oficina explora-se o funcionamento deste veículo e constroi-se um hovercraft com materiais simples. Irão também ser analisados alguns fenómenos interessantes sobre pressão atmosférica!

Conteúdos: pressão; forças de pressão; efeito de Bernoulli; atrito.
Duração: 45 min
Área científica: Física (fluidos)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

CARRO MOVIDO A AR

CARRO MOVIDO A AR

Nesta oficina haverá corridas! Primeiro cada participante constrói o seu próprio carrinho movido a ar e fica a conhecer os princípios científicos que o fazem funcionar. Depois ligam-se os “motores” e arranca-se a alta velocidade! Será que todos estão preparados para o desafio?!

Conteúdos: terceira Lei de Newton; forças, par ação-reação; fluido; atrito.
Duração: 45 min
Área científica: Física (mecânica)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: 2º ciclo e Secundário

RODA DE CORES E OLHOS QUE ENGANAM

RODA DE CORES E OLHOS QUE ENGANAM

Sabe que é no nosso cérebro que são interpretadas as cores? Por vezes, até vemos cores que nem estão presentes, ou formas que não existem – são os chamados efeitos de ilusão de ótica. Nesta oficina vamos mostrar como estes se podem produzir e criar algumas ilusões! Trazendo consigo o seu smartphone ou tablet poderá observar-se uma ilusão de ótica surpreendente!

Conteúdos: adição de cores; perceção sensorial; persistência da visão.
Duração: 45 min
Área científica: Física (ótica)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

CINEMA ANIMADO

CINEMA ANIMADO

Sabe como se produz um filme animado? Na verdade, trata-se de uma ilusão de ótica! Nesta oficina vamos construir um sistema que permitirá criar a ilusão de ver imagens em movimento. Cada participante irá criar o seu próprio cinema animado!

Conteúdos: perceção sensorial; efeito estroboscópico; persistência da visão.
Duração: 45 min
Área científica: Física (ótica)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

PÁSSAROS EQUILIBRISTAS

PÁSSAROS EQUILIBRISTAS

Provavelmente já viu os equilibristas no circo, a caminhar sobre um fio. Isto tem muita ciência! Nesta oficina irá construir-se pássaros equilibristas e aprender como vencer as forças da gravidade através do domínio da ciência. Ao leva-lo para casa, cada participante pode explicar aos seus amigos e familiares o segredo dos equilibristas!

Conteúdos: centro de massa; centro de gravidade; equilíbrio de forças.
Duração: 45 min
Área científica: Física (mecânica)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário

FORNO SOLAR

FORNO SOLAR

O Sol é uma fonte de energia muito importante – a energia solar. Nesta oficina pretende compreender-se como dominar a luz solar e com ela aquecer objetos – quem sabe um dia irá cozinhar-se alimentos com ela?

Conteúdos: energia solar; energia interna; efeito de estufa; radiação solar; absorção e reflexão da radiação; transferência e transformação de energia; temperatura.
Duração: 45 min
Área científica: Física (Termodinâmica)
Especialmente Recomendado: Ensino Secundário
Recomendado: 3º ciclo

HELIÓMETRO CASEIRO

HELIÓMETRO CASEIRO

Quanto mede o diâmetro do Sol? Será possível medi-lo, estando a Terra tão longe? Construindo um heliómetro e usando a ciência irá medir-se as dimensões do astro mais importante do Sistema Solar!

Conteúdos: ótica geométrica; semelhança de triângulos; radiação solar; distância Terra-Sol.
Duração: 45 min
Área científica: Física (ótica e astronomia)
Especialmente Recomendado: 3º ciclo
Recomendado: Secundário



4.1.2017