2º Ciclo

Actividades especialmente recomendadas para o 2º Ciclo do Ensino Básico.

A vida nas Árvores

Planetário – A Vida das Árvores

A Vida das Árvores é uma entretida e educativa sessão de planetário que nos fala do fascinante mundo das árvores.
Mostra como elas conseguem vencer a gravidade para transportar água até ao topo das suas copas, como funciona a fotossíntese e de que forma é que as árvores contribuem para a diversidade da vida na Terra através da produção de oxigénio.
A história é apresentada por duas personagens muito peculiares: uma joaninha de nome Dolores e o seu melhor amigo, um pirilampo chamado Miguel.

Área disciplinar: Meio Físico e Ciências da Natureza
Especialmente recomendada: Pré-Escolar e 1º Ciclo
Recomendada: 2º Ciclo
Duração: 40 m

Ver Detalhes

Planetário - Da Terra ao Sol

Planetário – Da Terra ao Sol

Da Terra ao Sol é uma sessão de planetário ao vivo, para o 1º e 2º ciclos, que explora o sistema Terra-Lua-Sol. Leva-nos a ver a Lua e as suas fases, o Sistema Solar e o seu modelo, antes de voltar para a Terra para se olhar para o nosso planeta, e em particular para o território de Portugal e a suas características.

Área disciplinar: Ciências da Natureza e Astronomia
Especialmente recomendada: 1º Ciclo e 2º Ciclo
Duração: 40 m

Ver Detalhes

Nanocam: Uma Viagem pela biodiversidade

Planetário – Nanocam: Uma Viagem pela biodiversidade

Nanocam é uma sessão que nos leva numa viagem pelos cinco reinos dos seres vivos: uma viagem pela biodiversidade, que nos encolhe até a uma dimensão microscópica e nos faz passar pelo buraco de uma agulha. Nanocam oferece uma maneira única, motivante, didática e entretida de ver formas de vida como nunca foram vistas antes.

Área disciplinar: Ciências da Natureza e Biologia
Especialmente recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Recomendada: Secundário
Duração: 40 m

Ver Detalhes

Na onda da luz: da cor ao espectro

Na onda da luz: da cor ao espectro

A luz é um elemento essencial em muitos domínios. Para os humanos, a visão será por ventura o sentido mais importante e valorizado.

Em diferentes áreas de estudo é crucial, e na Astronomia assume um papel fundamental, tanto mais que para a maioria dos corpos que conhecemos a luz é a única informação que nos chega.

Explorar as suas propriedades, características e componentes não só é essencial para a observação e compreensão do Universo, como também é de grande importância e utilidade no nosso dia a dia.

Venha ao planetário mergulhar na onda da luz e fique a saber como podemos descodificar a informação contida na luz de cada corpo, como é gerada e como interage com o meio em que se propaga.

Área disciplinar: Ciências da Natureza, Física e Astronomia
Especialmente recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Duração: 40 m

A partir de 2018

Terra Dinâmica

Terra Dinâmica

Terra Dinâmica explora o funcionamento interno do sistema climático da Terra. Com as visualizações com base em monitorização de dados por satélite e avançadas simulações em supercomputadores, esta produção de ponta segue o trilho da energia que flui do Sol para sistemas interligados que moldam o nosso clima: a atmosfera, os oceanos e a biosfera.

Área disciplinar: Ciências da natureza, Biologia e Geologia
Especialmente recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Recomendada: Secundário
Duração: 40 m

Ver Detalhes

NosSomosAstronomos

Nós somos Astrónomos

Sabe o que é ser astrónomo nos dias de hoje? Um astrónomo de hoje não é o observador solitário de séculos passados. Nós somos astrónomos revela a colaboração global, a tecnologia e a dedicação necessária para responder às questões ainda não resolvidas do Universo.
Esta emocionante sessão leva-nos por alguns dos elementos principais dos desafios e da tecnologia que os astrónomos utilizam para observar o céu e a forma como lidam e processam a imensa quantidade de dados gerados diariamente.

Área disciplinar: Ciências da natureza, Física e Astronomia
Especialmente recomendada: 3º Ciclo e Secundário
Recomendada: 2º Ciclo
Duração: 40 m

Ver Detalhes

Construir-um-Sistema-Solar

Astroatividade – Construir um Sistema Solar

O Sistema Solar, é um complexo sistema com várias componentes, onde os planetas e as suas luas, são os corpos mais notáveis.
Nesta atividade propomos a construção de um sistemas solar, onde cada aluno constrói o seu próprio corpo celeste. Durante a construção, discute-se com os alunos as principais características de cada corpo celeste. No final, e munidos dos diferentes corpos que cada aluno constrói cria-se um sistema solar devidamente ordenado.

Temas abordados:

– O Sol
– Os planetas e as suas luas Mapas de planetas
– O sistema solar

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo e 2º Ciclo
Recomendado: 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Perseu e Andromeda

Astroatividade – Construir um Astrolábio

Esta atividade consiste na construção de um Astrolábio náutico equivalente aos usados pelos navegadores portugueses na altura das descobertas.
Pretende entender-se a forma como a latitude pode ser encontrada com recurso ao Sol.
Os alunos irão aprender a manusear o Astrolábio e com isso poder determinar a sua posição Norte-Sul, na superfície da Terra.

Temas abordados:
– Orientação pelo Sol
– Altitude e Azimute
– Latitude do lugar

Especialmente Recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Peso-no-Sistema-Solar

O meu peso pelo Sistema Solar

O peso é a uma força originada pela interação de corpos com diferente massa. Os alunos estão habituados estão a medir o seu peso, que não é mais do que a sua iteração do seu próprio corpo com a Terra. Nesta atividade, e partindo do seu peso na Terra, os alunos vão explorar o conceito de peso, e compreender os diferentes factores que lhe estão associados. Para além do peso, vão verificar a sua idade pelo Sistema Solar e relacioná-lo com o movimento de translação dos diferentes planetas.

Temas abordados:
– Peso
– Massa
– Gravidade, dimensão e massa do planeta
– Período de translação

Especialmente Recomendada:3º Ciclo
Recomendada: 2º Ciclo e Secundário
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Observatorio

Sessões de Observação Astronómica

Observações Diurnas

Duração: 30 minutos.
Descrição: Esta ação permite a exploração do Sol, nomeadamente através da observação dos detalhes do seu disco com a ajuda de um telescópio óptico e um telescópio solar.

Observações Nocturnas

Duração: 30 minutos.

Descrição: Realizam-se logo após o pôr-do-sol, num horário a combinar entre a escola e o Centro Multimeios de Espinho. Observam-se objetos notáveis do céu, nomeadamente a Lua, os planetas, enxames de estrelas e nebulosas.

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário
Recomendada: Pré-escolar

Nota Importante: A realização desta actividade estará sujeita às naturais condições meteorológicas. Dimensão mínima do grupo é de 10 alunos, acompanhados pelo seu professor.

A minha vida de courgette

A minha vida de courgette

Após a morte súbita da mãe, Courgette faz amizade com Raymond, um amável agente da polícia, que acompanha Courgette até à sua nova casa, cheia de outros órfãos da sua idade.
De início, Courgette luta para encontrar o seu lugar neste ambiente estranho, às vezes hostil. No entanto, com a ajuda de Raymond e de novos amigos, Courgette aprende finalmente a confiar, a encontrar o verdadeiro amor e, finalmente, uma nova família.

Recomendada: 1º e 2º Ciclo
Duração: 66 min
Género: Animação

Ver Detalhes

Vida Selvagem: O Filme

Vida Selvagem: O Filme

Uma celebração da viagem em que todos os seres vivos embarcam, do nascimento à mais importante de todas as realizações – criar a próxima geração.
Repleto de imagens inéditas de comportamentos animais e espécies nunca antes filmadas, obtidas em todos os continentes, com recurso a técnicas inovadoras.

Recomendada: 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário
Duração:85 min
Género: Documentário

Ver Detalhes

SegredosFaraoCartaz_V2

Egipto: O Segredo das Múmias

Descubra as cápsulas do tempo humanas que se tornaram um dos mais fascinantes mistérios dos nossos tempos: as múmias egípcias.
Sondar túmulos antigos para descobrir fenómenos cuidadosamente escondidos e experimentar a dramática aventura das escavações.
Acompanhe os cientistas nesta investigação, extraindo provas do passado que podem ter um impacto enorme na ciência do nosso futuro.

Área disciplinar: História
Especialmente recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Recomendada: 1º Ciclo e Secundário
Duração: 40 min

Ver Detalhes

OceanoSelvagem_cartazPT

Oceano Selvagem: Fuga das Sardinhas

Todos os anos existe uma agitação alimentar nos oceanos da África do Sul, bilhões de sardinhas migram para a costa de KwaZulu-Natal.
O Oceano Selvagem capturou imagens estonteantes de criaturas marinhas: baleias incríveis, tubarões implacáveis. A migração proporciona uma
fonte anual de alimentos, tanto para a vida no mar como para inúmeras gerações de pessoas que vivem ao longo das costas africanas.

Área disciplinar: Ciências da Natureza e Biologia
Especialmente recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Recomendada: 1º Ciclo, Secundário
Duração: 40 m

Ver Detalhes

A Marcha dos Pinguins 2

A Marcha dos Pinguins 2

Um jovem pinguim prepara-se para a sua primeira viagem, respondendo instintivamente à chamada misteriosa que os inspira a chegar ao oceano para cumprirem o seu destino e garantirem a sua sobrevivência e a da sua espécie. Pelas paisagens da Antártida marcham, sentindo o vento e o frio a cada passo até mergulharem no mar até então inexplorado.

Recomendada: 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário
Duração:85 min
Género: Documentário

Ver Detalhes

Uma Aventura no Ártico

Uma Aventura no Ártico

Dos mesmos criadores de “A Marcha dos Pinguins”. Ambientado no vasto reino da neve no topo do mundo, o filme acompanha a impressionante luta pela sobrevivência de Nanu, o filhote de urso polar e Seela, o pequeno leão-marinho.

Recomendada: 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário
Duração:96 min
Género: Documentário

Ver Detalhes

Oceanos

Oceanos

Aproximadamente três quartos da superfície terrestre é coberta por água. Através de imagens impressionantes e de rara beleza, este documentário é um drama ecológico que mergulha fundo no mundo dos oceanos. Revela diversos mistérios escondidos nas águas, hábitos de vida das criaturas marinhas e os perigos que as cercam. Detalhes de um mundo desconhecido, exibidos de uma forma única.

Recomendada: 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário
Duração:104 min
Género: Documentário

Ver Detalhes

Aristides-de-Sousa-Mendes

Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana…

Recomendada: Secundário
Duração:90 min
Género: Drama

Ver Detalhes

CartazAcamparPlanetario2016_2017

Acampar no Planetário

Nesta actividade o Planetário de Espinho proporciona a possibilidade de um grupo escolar poder passar a noite ao “relento” dentro do planetário.

Cada participante deverá prepara-se devidamente com o seu Kit do Campista, a trazer para a actividade, que deverá incluir roupa confortável, chinelos, saco-cama e almofada.

O Programa, inclui  observações, sessão de planetário, ceia leve e jogo da caça às constelações entre outras coisas.

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário

Duração: Início cerca das 21:00 e termino por volta das das 9:00 da manhã do dia seguinte .

A Bicicleta

A Bicicleta

Elsa é uma menina que adora bicicletas daquelas lindas, com cestos para pôr flores, trazer o pão,
adorava andar com os cabelos ao vento a ver as nuvens a correr atrás dela…ser livre!
Mas há um problema, é que a Elsa não tem bicicleta…e também não sabe andar de bicicleta,
os pais também nem tem tempo, dinheiro e nem paciência para os sonhos de Elsa.
Elsa descobre que existe uma possibilidade de tornar os seus sonhos em realidade – A Arte e as
Expressões Artísticas fazem-na ser livre de verdade!

Classificação etária: M/3
Duração: 45 min
Encenação: Alexandra Oliveira
Produzido por: ATE

Minimo 120 crianças

ane

O diário de Anne Frank

ANNE, é uma rapariga de 13 anos que reflecte na vida, na sua vida, nas outras vidas…e vive a vida como
pode. A sua secretaria que é o seu pequeno grande mundo existe um pequeno caderno: “o seu Diário”- que a ouve e entende como o seu melhor amigo, confidente e companheiro de vida.
ANNE é uma rapariga de 13 anos com sonhos, medos e expectativas, como qualquer outro ser humano, de
qualquer idade, de qualquer país em qualquer momento!
ANNE é uma rapariga informada de 13 anos, que nos vai informando sobre o contexto em que vive e
também uma visionária que nos vai mostrando como os esconderijos continuam a existir…

Classificação etária: M/6
Duração: 50min
Encenação: Alexandra Oliveira
Produzido por: ATE

Histórias Encenadas

4.1.2017