ASTROATIVIDADES

As Astroatividades são um conjunto de oficinas, dedicadas sobretudo à construção de modelos que exploram um tema astronómico.
O tema explorado tem relação direta com os temas abordados em algumas das sessões de planetário, sendo a realização de cada astroatividade devidamente acompanhada e supervisionada.
Todos os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos participantes.
Em seguida apresentam-se as diferentes astroatividades, bem como a sua adequação ao nível escolar.

Construiru-uma-constelacao

Criar uma constelação

 

O que é uma constelação? Propõe-se nesta atividade, criar uma constelação de uma forma entretida, usando um pequeno mapa de estrelas.
A partir deste mapa, vai-se construindo a constelação, através de pintura e colagem simples, até chegarmos à figura que a representa.

Temas abordados:

– As estrelas
– O céu
– As Constelações

Especialmente Recomendada: Pré-escolar
Recomendada: 1º Ciclo
Duração: 35m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Construir-um-Sistema-Solar

Construir o Sistema Solar

O Sistema Solar, é um complexo sistema com várias componentes, onde os planetas e as suas luas, são os corpos mais notáveis.
Nesta atividade propomos a construção de um sistemas solar, onde cada aluno constrói o seu próprio corpo celeste. Durante a construção, discute-se com os alunos as principais características de cada corpo celeste. No final, e munidos dos diferentes corpos que cada aluno constrói cria-se um sistema solar devidamente ordenado.

Temas abordados:

– O Sol
– Os planetas e as suas luas Mapas de planetas
– O sistema solar

Especialmente Recomendada: 1º Ciclo e 2º Ciclo
Recomendado: 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Peso-no-Sistema-Solar

O meu peso pelo Sistema Solar

O peso é a uma força originada pela interação de corpos com diferente massa. Os alunos estão habituados estão a medir o seu peso, que não é mais do que a sua iteração do seu próprio corpo com a Terra. Nesta atividade, e partindo do seu peso na Terra, os alunos vão explorar o conceito de peso, e compreender os diferentes factores que lhe estão associados. Para além do peso, vão verificar a sua idade pelo Sistema Solar e relacioná-lo com o movimento de translação dos diferentes planetas.

Temas abordados:
– Peso
– Massa
– Gravidade, dimensão e massa do planeta
– Período de translação

Especialmente Recomendada:3º Ciclo
Recomendada: 2º Ciclo e Secundário
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Perseu e Andromeda

Construir um Astrolábio

Esta atividade consiste na construção de um Astrolábio náutico equivalente aos usados pelos navegadores portugueses na altura das descobertas.
Pretende entender-se a forma como a latitude pode ser encontrada com recurso ao Sol.
Os alunos irão aprender a manusear o Astrolábio e com isso poder determinar a sua posição Norte-Sul, na superfície da Terra.

Temas abordados:
– Orientação pelo Sol
– Altitude e Azimute
– Latitude do lugar

Especialmente Recomendada: 2º Ciclo e 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

Construir um espectrógrafo

Construir um espectrógrafo

A luz é um elemento essencial em vários áreas de estudo, nomeadamente na Astronomia.
As propriedades da luz emitida por um objecto permite-nos saber muito acerca deste.
Nesta atividade constrói-se um espectrógrafo com objectivo de observar as diferentes componentes cromáticas da luz, bem comonotar e compreender as diferenças de cor entre diversas fontes de luz.

Temas abordados:
– Luz
– Comprimento de onda
– Espectros contínuos e discretos
– Espectros e os elementos químicos

Especialmente Recomendada: 3º Ciclo
Duração: 40m

Os diferentes materiais elaborados, ficam na posse dos alunos.

4.1.2017