Equinócio de Outono

22 de Setembro às 15h

Este ano, no dia 22 de Setembro, acontece o Equinócio de Outono, que define o adeus ao verão. Às 20 horas e 2 minutos dá-se o instante que marca o início de uma nova estação, o Outono, e que se prolongará até à chegada do Inverno a dia 21 de Dezembro.
O Equinócio de Outono corresponde ao momento em que o Sol atravessa o Equador Celeste de norte para sul. Dado que o eixo de rotação da Terra está inclinado 23º face à sua órbita, à medida que a Terra gira em torno do Sol, este “movimenta-se” para norte e para sul dando origem às estações.

A palavra Equinócio tem origem no latim e é a junção de duas palavras ‘Igual’ e ‘Noite’ significando ‘noite igual’, uma vez que nesta data especial, a noite e o dia têm a mesma duração, 12 horas.

Como o verão está a terminar, merece uma despedida a rigor!

O Planetário de Espinho vai celebrar a chegada da nova estação da melhor forma, com uma tarde divertida cheia de música e onde poderá observar o Sol com telescópio.

A atividade tem como base o conceito de ‘Sunset’, com serviço de bar, e terá início pelas 15h. O final ficará marcado com um pôr do Sol muito especial que nesta data se alinha com a estrutura ortogonal tão particular da cidade de Espinho.

Junte a sua família e amigos e venha passar uma tarde diferente com Planetário de Espinho!

Esta atividade é gratuita e está sujeita às condições meteorológicas.

13.9.2017