Escolas

Programa para as Escolas

O Centro Multimeios é uma instituição de excelência e referência nacional na promoção de ações de ensino, difusão e divulgação da ciência e tecnologia, com ênfase na astronomia.

Como tal, e tendo por base uma perspetiva de educação não-formal, promove-se uma estreita articulação com a comunidade escolar, procurando-se instituir o Centro Multimeios enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento. A principal linha de atuação traduz-se na criação de contextos criativos que promovam a participação das crianças, adolescentes e jovens, em atividades de educação, conhecimento e entretenimento que têm como base a astronomia, o cinema, a música e o teatro, bem como a aquisição de conhecimentos passíveis de fomentar uma aproximação crítica e criativa às áreas artísticas, culturais e científicas.

O nosso serviço educativo é responsável pela dinamização de um conjunto de atividades, de carácter pedagógico e lúdico, que abrem, aos públicos escolares (de todas as escolas e graus de ensino), uma porta de acesso à cultura, à arte e à ciência.

A oferta escolar abrange os diferentes níveis escolares, do Pré-escolar ao Secundário, com actividades que se estende pelo Planetário, Cinema, Astroatividades e Sessões de Observação Astronómica

A nossa oferta educativa que aqui descrevemos centra-se em dois equipamentos de vanguarda.
O Planetário de Espinho, instalado no Centro Multimeios, é um planetário de última geração, possuindo um moderno sistema digital que permite uma projeção a 360 de imagem em alta resolução, que rodeia por completo o espectador com imagem e som, numa verdadeira experiência imersiva.
Permite projetar conteúdos pré-elaborados (filmes), bem como imagem gerada em tempo real, graças ao simulador que o integra, que nos permite partir da Terra numa viagem pelo espaço interplanetário, até aos confins do Universo.
O Observatório astronómico encontra-se no topo do Multimeios e está equipado com um dos maiores telescópios a nível nacional para observação pública. Está equipado com câmaras digitais que permitem fotografar distantes objetos celestes.

Para qualquer esclarecimento adicional, ou para reservas, queira por favor contactar-nos.

19.9.2017