1 a 31 agosto
No mês de Agosto, o Planetário de Espinho convida-o a assistir sessões imersivas ou a fazer observação astronómica: da Terra, passando pelo Sol e até mais além, torne o seu verão em algo cósmico e inesquecível!
AVISOS : OBSERVAÇÕES NOTURNAS
(gratuitas, sem necessidade de inscrição, dependentes das condições meteorológicas, p. f. ver abaixo e consultar/refrescar esta página, mais perto dos momentos das observações, para informação atualizada ou relatos de observações passadas)
Previsão Meteorológica (atualizada a 26 de agosto, 15h20)
https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/index.jsp#Aveiro&Espinho
–> Obs. Noturna, dia 26 (Sábado, 21:45 às 23h): a previsão aponta para céu geralmente limpo (com algum vento), pelo que, a manter-se esta estimativa, recomenda-se que apareçam cedo, de modo a aproveitarmos ao máximo o tempo de observação: é que além de observamos a Lua, que assumirá um papel de destaque, existem mais alguns tesouros celestes ‘pendentes’ à nossa espera 😉
(nota: para relatos das observações dos dias 12 e 19, p. f. ver mais abaixo)
Reservas (planetário) | e-mail multimeios@cm-espinho.pt ou bilheteira do Centro Multimeios
Informações | tlf 227 331 190
PROGRAMAÇÃO
Planetário
- Viagem pelos Planetas
terça-feira a sábado | 15:30
+ info - Desvendando o Universo Invisível
terça-feira e sábado | 16:30
+ info - A Terra no Espaço
quarta-feira | 16:30
+ info - Sol, a Nossa Estrela
quinta-feira | 16:30
+ info - Lá em Cima: A Busca de Mundos Extra-Solares
sexta-feira | 16:30
+ info
—
Observação Noturna | Agosto
12 (sábado, data atualizada!), 19 e 26 (sáb) | 21:45 às 23:00
As noites de verão são curtas mas a temperatura poderá compensar! Como é tradicional, apresentaremos as constelações típicas da época, algumas das suas histórias e, depois, passaremos a uma investigação mais profunda, com telescópio. Estrelas coloridas, enxames de estrelas, anéis espaciais estarão ao alcance dos olhos e imaginação dos visitantes. Cada dia de observação será especial, constituindo também uma boa oportunidade para falar com astrónomo(s) sobre dúvidas e dicas de observação. Esperamos por si!
Observação noturna dependente das condições meteorológicas: por favor consultar esta página para informação atualizada, mais perto do momento da observação.
–> Relato de dia 26 (Sábado, 21:45 às ~23h): (brevemente)
–> Relato de dia 19 (Sábado, 21:45 às ~23h): No início da noite, utilizámos um telescópio de iniciação para dar algumas dicas e abordar tópicos relativos à escolha de um primeiro telescópio. Pelas 22h, com algumas indícios de melhorias aparentes no céu encoberto, trocámos para o telescópio principal. Enquanto se esperou por uma eventual abertura na camada de nuvens, os ~>50+ participantes, que entretanto se juntaram, puderam praticar um pouco de ‘astronomia urbana’ e aprender a utilizar um mapa celeste, com a ajuda do um ‘starbrella’ (guarda-chuva astronómico). Foi algo que todos apreenderam bem, que praticaram com sucesso e que será bastante útil lá em casa ou em próximas observações com telescópio. Finalmente, as nuvens começaram a dissipar-se: chamámos algumas estrelas e constelações pelo nome, partilhámos uma breve história sobre uma das constelações e apontámos o telescópio para um objeto celeste. Mais para o final do período destinado à observação – e como tínhamos avançado, sem garantias, que poderia acontecer – o céu abriu muito mais mas… aí eram já horas de arrumar o telescópio, pelo que marcámos novo encontro para o próximo sábado, dia 26 de agosto, como estes e novos motivos de interesse. Novamente obrigado a tod@s pela vossa participação e interação, até breve e bons céus!
–> Relato de dia 12 (Sábado, 21:45 às ~>23h): Originalmente marcada para 6ªF dia 11, no dia 10 movemos esta observação para Sábado, dia 12, de modo a tentar aproveitar uma melhoria anunciada das condições atmosféricas (na sexta, havia previsão de céu muito encoberto + nevoeiro). Apesar de no sábado a previsão apontar para um céu quase 100% limpo, na realidade, no início da observação, o céu apresentou-se bastante encoberto, numa noite que era também de Perseidas! As várias pessoas que nos visitaram (mais de 100, cerca de ~130 no total da noite) e que ‘resistiram’ – entre conversas astronómicas, partilhas de truques + dicas, exemplos práticos de utilização do telescópio, etc – tiveram, mais para o final da janela de observação, oportunidade de ver algo especial no céu, a Este, e que ficará na memória, deliciando desde os mais pequenos aos mais adultos, obrigado a tod@s!
Sessões gratuitas, realizadas no exterior do Centro Multimeios (perto do parque infantil, vertente norte), não requerendo inscrição. Idade mínima recomendada: > 8 anos.
Recomenda-se roupa confortável e adequada às condições ambientais da noite.
—
Observação Solar | Agosto
8 (3F), 10 (5F) | 15:30 às 17:00
Vamos explorar a nossa estrela!
Numa altura do seu ciclo em que o Sol se encontra bastante ativo, tentaremos observar vários detalhes na sua superfície fervilhante como as manchas escuras (mas… serão mesmo escuras!?). Desvendaremos os mistérios do astro-Rei em total segurança quer com métodos indiretos quer através de telescópios com filtros especializados. Veremos ainda como funciona um relógio solar e partilharemos várias dicas úteis de observação.
Observação solar dependente das condições meteorológicas: por favor consultar esta página para informação atualizada, mais perto do momento da observação.
–> dia 10 (5f, sessão realizada com céu geralmente limpo, ~33 pessoas)
–> dia 8 (3f, sessão realizada com céu limpo e muito calor, ~40 pessoas)
Sessões gratuitas, realizadas no exterior do Centro Multimeios (praça a sul), não requerendo inscrição. Recomenda-se o uso de chapéu, protetor solar e boa hidratação.