Programação Abril’23 no Planetário | Mês Global da Astronomia

1 a 30 abril

Abril é o Mês Global da Astronomia! Na primeira parte do mês, o Planetário do Centro Multimeios de Espinho vai reforçar a exibição das suas sessões, complementando-as com atividades nas manhãs de 12 a 14 de abril (ação de introdução à observação astronómica e telescópios + observações solares). No final do mês temos ainda planeada uma sessão de observação noturna, no dia 29, comemorado em vários pontos do Mundo e instituições astronómicas / planetários como um dos ‘Dias Mundiais da Astronomia’.
Pront@s para aventuras espaciais?

Reservas/Inscrições
e-mail multimeios@cm-espinho.pt ou bilheteira do Centro Multimeios
Informações | tlf 227 331 190

PROGRAMAÇÃO

Planetário

  • Viagem pelos Planetas | 15:30
    sábados e domingos, dias da semana
    (dias 1, 2, 5, 6, 7, 8,
    11, 12, 13, 14, 15, 16,
    22, 23, 25, 29, 30)
    + info
  • Desvendando o Universo Invisível | 16:30
    sábados (1, 8, 15, 22, 29)
    quartas-feiras (5 e 12)
    + info
  • A Terra no Espaço | 16:30
    domingos (2, 16, 23, 30)
    sextas-feiras (7 e 14)
    terça-feira (25)
    + info
  • Sol, a Nossa Estrela | 16:30
    quintas-feiras (6 e 13)
    + info
  • Lá em Cima: A Busca de Mundos Extra-Solares | 16:30
    terça-feira (11)
    + info

Observação Noturna
29 (sábado) abril | 21:30

Primavera: a constelação do Leão reina nos céus e as constelações “típicas” de inverno fazem a sua despedida. Nesta noite tentaremos observar “a estrela da tarde” – Vénus – e ver as suas fases. A Lua estará também bem alta, quase que parecendo que o grande gato celeste está a brincar com ela… Se nunca foi até à Lua e se estiver interessad@ em uma ou outra surpresa reservada para esta noite, só tem de aparecer, nós levamos os telescópios, neste ‘Dia da Astronomia’.

Sessão gratuita, realizada no exterior do Centro Multimeios (Praça Sul), não requerendo inscrição.
Observação noturna dependente das condições meteorológicas.
Recomenda-se roupa confortável e adequada às condições ambientais da noite.
Duração: 60 min. aprox.

*Atenção: relativamente à sessão de observação noturna do dia 29, último sábado de abril, serão aqui feitas, até esse dia, atualizações sobre a previsão e condições de realização dessa sessão (consoante as condições atmosféricas).
——————————————————————–
Previsão atualizada a 29 / 04 / 2023, 15h20:
Céu parcialmente ou geralmente nublado / encoberto.
Apesar das condições não ideais, mantém-se intenção de
tentativa de observação – sem garantias – de, pelo menos, a Lua.
——————————————————————–

Observação Solar
13 (quinta-feira), 14 (sexta-feira) abril | 10:30

Pront@s para explorar o Sol?
Dependendo das condições e da atividade solar será possível observar vários detalhes da nossa estrela: manchas escuras (mas… serão mesmo escuras!?), a sua superfície fervilhante e labaredas (protuberâncias) muito maiores que o nosso planeta. Desvendaremos os mistérios do astro-Rei em total segurança quer com métodos indiretos quer através de telescópios com filtros especializados. Veremos ainda como funciona um relógio solar e partilharemos várias dicas úteis de observação.

Observações do Sol, da parte da manhã, dependentes das condições meteorológicas (informação atualizada a 13 abril, 15h15):
–> dia 13, 5F:
céu parcialmente nublado / solarengo
Sessão de observação realizada (telescópio + sunspotter) com aproveitamento de aberturas das nuvens. Nos intervalos de céu mais encoberto explorámos também o Sol com materiais expositivos sobre a nossa estrela / luz.

–> dia 14, 6F: céu geralmente nublado, possibilidade de chuva fraca / aguaceiros
(sessão de sexta-feira cancelada)

Sessões gratuitas, realizadas no exterior do Centro Multimeios (Praça Sul), não requerendo inscrição.
Em caso de altas temperaturas, recomenda-se o uso de chapéu, protetor solar e boa hidratação.
Duração: 60 min. aprox.

Atividade
Observação Astronómica Descomplicada!
12 abril (quarta-feira) | 10:30

Como preparar uma observação? Como ler uma Carta Celeste? O que observar? Tem um telescópio, mas não o sabe utilizar? Existe um telescópio melhor para iniciados? Tipos de telescópios, truques e dicas. E como tirar fotos aos astros? Falaremos ainda da proteção do céu noturno e da sua importância como Património da Humanidade.

Estes são apenas alguns dos tópicos que serão abordados numa conversa informal, com exemplos práticos e telescópios presentes na sala! Esta ação é especialmente indicada para quem pensa iniciar-se na observação do Universo ou mesmo para quem já tenha um telescópio e queira esclarecer dúvidas. Além disso, nos dias planeados para as nossas observações, poderá colocar em prática o que será partilhado nesta… introdução astronómica descomplicada 😉

Inscrição obrigatória: mínimo de 8 pessoas (máximo de 24)
Data limite de inscrição: 7 abril, até às 22h
Público: 8 anos (idade mínima), jovens, adultos
Duração: 75 min. aprox.
Preço: 5€

Reservas/Inscrições
e-mail multimeios@cm-espinho.pt ou bilheteira do Centro Multimeios
Informações | tlf 227 331 190

Outros Eventos